Dispositivos para Detecção de Fraudes

LUNAR – Equipamento Auxiliar na Detecção de Ligações Irregulares de Água.


O LUNAR é um equipamento portátil, desenvolvido pelo núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento da MONITORA,  auxiliar na detecção de ligações irregulares de água, constituído por um dispositivo de detecção acoplado a uma sonda que ao ser introduzida no cavalete, permite por meios não destrutivos, a detecção de derivações clandestinas, na distância percorrida pela sonda. 
(Equipamento patenteado sob registro nº PI0700895-3).
O LUNAR possibilita identificação de fraudes do tipo "by pass", localizadas no pé do cavalete, no ramal de ligação e na extensão do pé de cavalete, por meio de sondagens rápidas e práticas que podem ser realizadas por um único profissional e duram aproximadamente 15 minutos em cada ligação. 
A sonda é acoplada na tubulação, por meio de um kit de conexões que pode ser facilmente instalado no cavalete do imóvel sem causar qualquer  dano ao local. Este kit permite que a sonda percorra a extensão do ramal, com a rede pressurizada, sem ocorrer o desperdício de água.  O LUNAR funciona tanto com a rede em carga, como com a rede seca.
Este equipamento permite a inspeção em tubulações com diâmetro de 3/4" e 1/2" e as sondas são disponibilizadas em 2 tamanhos, sendo o padrão com 5,00m e sondas com10,00m são feitas por encomenda.

Aplicação:


O equipamento é capaz de identificar 5 situações em ligações de água, sendo:

Ligação Regular:

Ligação com derivação no Pé do cavalete:

Ligação com derivação na Extensão do Pé do cavalete:

Ligação com derivações mistas:

O Lunar possui um atestado de tecnologia exclusiva no Brasil, emitido pela ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, que garante que não há registro no Banco de dados da Associação, da existência de fabricação ou tecnologia similar, o que permite a realização de compras pelas organizações com dispensa de licitação.

Vídeos relacionados:

Certificação para uso do LUNAR
Para garantir o aproveitamento máximo do equipamento, foi desenvolvido um curso on-line preparatório, onde os usuários do LUNAR podem obter informações importantes sobre o manuseio correto do equipamento, além das condições de operação e cuidados necessários durante sua utilização em campo. O acesso a esses vídeos é gratuito e ilimitado, para isso basta acessar o portal “Academia LUNAR”, cadastrar-se e ter acesso a todos os vídeos disponíveis.

Para cadastrar-se não é necessário ter adquirido o equipamento, no entanto a certificação só é emitida para profissionais de empresas que compraram o LUNAR, sendo disponibilizado até 2 (duas) certificações gratuitas por equipamento. 
A certificação é fornecida após o usuário ter sido aprovado nas provas teóricas de todos os módulos disponibilizadas no portal e por meio de avaliação de vídeo que deve ser enviado pelo usuário comprovando sua capacidade de utilização correta do equipamento, conforme orientado no curso on-line.
A certificação dos profissionais que operam o LUNAR é obrigatória para evitar que o equipamento seja usado de forma incorreta, o que pode danificar o aparelho e gerar falsos resultados.

 


MAG - Dispositivo anti-imã / Gauss meter 
Equipamento auxiliar na detecção de fraudes por Imãs


O MAG, diferentemente dos aparelhos e aplicativos “gauss meter” existentes no mercado, foi desenvolvido especificamente para utilização na detecção de fraudes por imãs em hidrômetros de água.
Disponível em duas opções, pode ser utilizado tanto por equipes de “caça-fraudes” no modelo padrão, como por leituristas de água no modelo “Mini-MAG”.
Em ambas as versões, o MAG permite a configuração de forma rápida e prática do sinal de alerta, dessa forma cada organização pode ajustar o equipamento para definir suas preferências e a partir de que leitura será considerado um indício de fraude. Feito o ajuste, o MAG detecta com grande sensibilidade e por meio de sinais sonoros (alarmes), físicos (vibração) e visuais (indicação no display), os indícios de irregularidades por imãs nos hidrômetros, mesmo que o imã não esteja mais no local no momento da inspeção.
O Modelo MAG padrão vem acompanhado de um bastão extensível e regulável, onde o sensor do equipamento pode ser acoplado, permitindo o acesso a todo os lados do hidrômetro, inclusive a face posterior,  mesmo com o usuário do equipamento estando do lado de fora do imóvel.

Na versão MINI MAG, o diferencial é o tamanho do dispositivo, o que permite sua utilização até mesmo por equipes de leituristas e apesar de seu tamanho, a qualidade e os recursos são os mesmos existentes no modelo padrão.